Nossa Senhora do Raio – Guadalajara

By facebook.com/DevotosdelaVirgendelRayo/photos

18 de Agosto é festa de Nossa Senhora do Raio em Guadalajara, México. Atingida por dois raios, a imagem provou poder operar grandes milagres!

Mosteiro de Jesus e Maria By Sergio Aguilar Meza, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Tudo começou na madrugada do dia 13 de agosto de 1807, no Mosteiro de Jesus e Maria das freiras dominicanas de Guadalajara, capital de Jalisco. Uma imensa tempestade havia coberto violentamente toda a cidade, quando as freiras foram subitamente acordadas pelo estrondo de um trovão que atingiu o prédio. O raio havia entrado pela janela do dormitório e atingiu em cheio a imagem de Nossa Senhora do Rosário que lá estava. Um incêndio começou a se espalhar pelo quarto, as freiras fugiram; mas, graças a Deus, nenhuma se feriu, e os danos causados foram pequenos.

Assim que o fogo foi contido, se viu com espanto que, inexplicavelmente, a Virgem e seu rosário estavam apenas enegrecidos, enquanto o Menino Jesus em seus braços permaneceu completamente ileso. Em agradecimento pela proteção recebida, as freiras transportaram a imagem da Virgem para a capela.

Eis que na tarde de 18 de agosto, apenas cinco dias depois, a cidade volta a ser rapidamente coberta por nuvens de tempestade. Assim que a capela do mosteiro se escureceu, algumas freiras e dois operários viram a imagem enegrecida brilhar intensamente. As outras freiras logo entraram na capela, pois era a hora de cantar as ‘Vésperas’, tornando-se assim também testemunhas do ocorrido. Foi então que um novo trovão se fez ouvir e, diante de todos, o relâmpago atingiu a mesma imagem enegrecida.

De imediato, a imagem operou mudanças de cores; primeiro para rosa, depois para branco e por fim voltou à sua cor original. Os olhos, que haviam sido quebrados no primeiro raio, agora brilhavam como diamantes. Nossa Senhora do Rosário tornou-se então mais bela do que antes da primeira tempestade. O segundo raio consertou e melhorou o que havia sido danificado pelo anterior.

Como era normal, as autoridades religiosas empreenderam uma investigação para garantir de que não havia ali nenhuma fraude. Uma vez concluído o processo, notários, testemunhas e autoridades reuniram-se para tomar as atas do acontecimento e deixar os devidos registros oficiais.

Assim nasceu a devoção à ‘Virgen del Rayo’, que em breve também teve o registro de curas milagrosas através de sua intercessão.

By facebook.com/DevotosdelaVirgendelRayo/photos

Curas Milagrosas e Coroação Pontifícia

Irmã Cecilia de San Cayetano, de 22 anos, uma das freiras do convento, havia adoecido com “uma febre que paralisou sua coluna“. Apesar dos cuidados de bons médicos, já haviam se passado oito anos de tratamento e Irmã Cecília continuava sem conseguir andar e sentia dores constantes.

Em 17 de dezembro de 1850, a freira sentiu uma vontade irresistível de visitar a capela e rezar diante da Virgem do Raio. Com a ajuda da subprioresa, ela caiu aos pés da imagem quase inconsciente. Cecilia também se sentia espiritualmente deprimida, e rezou assim: “Oh, me devolva minha saúde, boa Mãe, porque se eu continuar assim, temo pela minha salvação“. O milagre foi imediato, a irmã pôde voltar para seu quarto sem ajuda pela primeira vez.

Outra cura registrada foi a de Dona Micaela Contreras. Curada instantaneamente em 17 de setembro de 1856, após sofrer paralisia por 32 anos.

Em 1940 foi concedida por Pio XII a coroação pontifícia de Nossa Senhora do Raio. A coroação ocorreu com grande pompa na Catedral da cidade. Em Guadalajara, a Virgem também é conhecida como protetora dos que não têm emprego e dos que têm necessidades urgentes.

By facebook.com/profile.php?id=100064471039138&sk=photos

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora do Raio, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://:

carifilii.es/dominicas-guadalajara-jalisco-milagros-virgen-rayo

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário