21 de novembro é festa de Nossa Senhora do Lume em Palermo, Itália. Quando um piedoso missionário quis saber qual devoção a Virgem queria que ele propagasse, ela fez questão de mandar a resposta!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
O padre jesuíta Giovanni Antonio Genovesi foi um zeloso missionário que percorreu a região italiana de Messina no início do século XVIII. Ainda hoje ele é lembrado com veneração, pois quando a região passou por uma grave epidemia, longe de fugir de suas obrigações, ele não poupou esforços pela salvação das almas e atendimento aos enfermos.
Extremamente devoto da Santíssima Virgem, o missionário desejava muito levar consigo uma linda imagem dela. Mas qual seria a melhor imagem para levar? Seria possível saber de Nossa Senhora, qual a que ela mesma desejaria? O Padre Giovanni procurou então uma freira de quem corria a notícia de que Nossa Senhora lhe aparecia, e a ela encomendou sua pergunta.
Na manhã de 21 de novembro de 1722, após receber a Sagrada Comunhão, a freira se retirou para um canto da igreja para fazer a ação de graças. Compenetrada na oração, eis que a irmã viu aproximar-se a Rainha dos Anjos, em aspecto extraordinário, bela, graciosa e amável. Uma multidão de anjos cercava seu rosto e seguravam uma coroa sobre a cabeça da Virgem. Nossa Senhora portava um longo vestido branco, uma faixa cravejada de pedras preciosas circundava levemente seus quadris, e um magnífico manto azul pendia de seus ombros. Ela carregava o sorridente Menino Jesus no colo com uma mão, e com a outra segurava uma alma pecadora que estaria em vias de cair no inferno. Ao lado dela também estava um anjo ajoelhado; este segurava um cesto no qual o Menino Jesus guardava os corações dos pecadores convertidos pela intercessão de sua amada Mãe.
Ao ser questionada pela freira do porquê ela lhe aparecia assim, a Santíssima Virgem respondeu: “Não te lembras da oração que me tinhas dirigido por aquele religioso, que te implorou com tanto empenho? Diga-lhe que seu nobre pensamento me agrada, que coloco seu ministério apostólico sob minha proteção, que quero ser pintada na tela como você me vê agora e quero ser invocada com o nome de Mãe Santíssima do Lume“.
Logo que o Padre Giovanni soube desse evento, mandou chamar um pintor para retratar essa visão. A nova devoção se espalhou rapidamente na área de Palermo e em toda a Sicília; posteriormente, pelo mundo todo, graças ao trabalho dos padres jesuítas e de muitos fiéis devotos.
Em 6 de fevereiro de 1738, com um breve ato apostólico, o Papa Clemente XII autorizou o culto a ‘Maria SS. del Lume’, concedendo indulgência plenária aos devotos que no dia dedicado a ela participarem da Santa Missa de forma santa e devota.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora do Lume, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: http:// www.:
arcipreturalinera.it/il-culto-a-maria-ss-del-lume/
it.m.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_de_lLume
Deixe um comentário