Nossa Senhora de Zorita

18 de maio é festa de Nossa Senhora de Zorita em Melgar de Fernamental, Espanha. Uma festa de agradecimento que já se repete a mais de 140 anos!

Ermida de Nossa Senhora de Zorita – Atrib.: MottaW, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Para o ano de 1882, os agricultores da região de Melgar haviam feito uma grande semeadura, na esperança de uma colheita abundante. Infelizmente, conforme o tempo avançava, a falta de chuva tornava deplorável o estado das plantações.

Passaram-se os meses de março e abril sem que uma gota caísse do céu, ameaçando a população com o espectro de fome e miséria que se aproximavam. Com os corações angustiados, todos voltaram sua confiança para sua amada Virgem de Zorita.

O mosteiro de Nossa Senhora de Zorita ficava em meio ao campo de Melgar, era o único edifício restante da antiga Vila de Zorita. O ilustre Conselho da Cidade de Melgar, em acordo com o clero da cidade, organizou uma solene peregrinação ao santuário de Zorita; onde todos dedicariam fervorosas orações à Virgem para alcançar a misericórdia divina.

Todos as vilas e cidades do entorno foram convidados a compartilharem do mesmo piedoso ato, e assim o fizaram. Em 18 de maio, conforme o dia avançava, grandes romarias vinham chegando e enchendo o santuário com suas bandeiras. Ali estavam os representantes de Melgar, Padilla de Arriba, Valtierra de Río Pisuerga, San Llorente de la Vega, Santamaría de Ananúñez y Tagarrosa.

Enquanto as horas iam se passando sob a recitação do Rosário e dos Salmos Penitiais, do lado de fora, o dia mantinha-se claro, sem o menor indício de chuva próxima. O evento também foi marcado pela celebração do santo sacrifício da Missa, assistido pela multidão que não parava de crescer ao lado de fora da pequena capela.

As orações prosseguiram ininterruptas até às cinco horas da tarde, quando os tristes clamores foram substituídos por lágrimas emocionadas de alegria. Nessa hora, o sol havia finalmente dado lugar a um céu coberto por densas nuvens, que rapidamente se estenderam por toda parte. Pouco a pouco, uma chuva abundante se precipita levemente sobre os campos ressequidos.

A colheita daquele ano foi exuberante! Desde então, conforme o voto feito naquela ocasião, todas aquelas cidades mantêm o dia 18 de maio como um dia de festa e agradecimento à Virgem de Zorita.

Nossa Senhora de Zorita, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// www.:

melgardefernamental.es/fiestas-y-tradiciones/voto-de-la-villa

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário