Nossa Senhora das Vitórias – Paris

By Vassil, CC0, via Wikimedia Commons

16 de janeiro é festa de Nossa Senhora das Vitórias em Paris, França. A Basílica foi um digno presente a Virgem pelas grandes vitórias da França católica!

Basílica de Nossa Senhora das Vitórias em Paris – By Mbzt, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

  ⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

A monumental igreja de ‘Notre-Dame des Victoires’ foi fundada pelo rei Luis XIII em 1629. A construção foi um apelo dos agostinianos descalços, que lhe pediram o dinheiro necessário para a construção de um novo convento.

Foi desejo expresso do rei de que a nova igreja fosse dedicada e consagrada em honra da Santíssima Virgem, sob o título de ‘Notre-Dame des Victoires’. Pois, esta seria dedicada em agradecimento a todas as vitórias que o rei havia conquistado sob a proteção da Maria Santíssima, tanto contra os hereges rebeldes, quanto por qualquer outro inimigo de seu reino; mas, acima de tudo, em memória da reconquista de La Rochelle, única fortaleza que restava sob o domínio dos protestantes na França.

Em 9 de dezembro, o rei lançou solenemente a primeira pedra, na presença da Corte e dos magistrados da cidade. Para essa ocasião, foi construída no local uma estrutura de capela majestosamente decorada com ricas tapeçarias. Na véspera desse dia, festa da Sagrada Conceição da Virgem Maria, o Arcebispo de Paris, Mons. de Gondi, plantou a cruz no local destinado à construção da igreja, na presença dos trinta monges do futuro convento.

Será em ‘Notre Dame des Victoires’ que, em 1637, o venerável agostiniano, irmão Fiacre, terá as revelações de Nossa Senhora sobre o futuro nascimento do rei Luis XIV.

Nossa Senhora das Vitórias, Paris – By Vassil, CC0, via Wikimedia Commons

⬅️ Leia mais sobre a origem dessa devoção!

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora das Vitórias, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// www.:

notredamedesvictoires.com/histoire/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário