25 de junho é festa de Nossa Senhora da Fontezinha em Wemding, Alemanha. Uma devoção quase extinta pelos ciúmes de um padre!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Por volta de 1680, um jovem chamado Franz Forell que estava de passagem por Wemding, sua terra natal, havia trazido de Roma uma linda imagem da Virgem Maria. Naquela época, Wemding era um pequeno enclave católico da Baviera na fronteira com a região protestante da Suábia-Francônia.
A imagem tornou-se muito venerada pela família Forell. Mas, certo dia, ela surpreendeu toda a cidade quando um cavaleiro protestante, sofrendo de uma forte dor de cabeça, foi milagrosamente curado após ter rezado com confiança diante da imagem. Como resultado, a casa dos Forell se tornou um local de grande peregrinação.
Curiosamente, o único que ficou desagradado foi o padre da cidade, Pe. Johann Schaf; parece ter se sentido enciumado de não ser sua igreja o destino de tantos peregrinos. Por isso, o sacerdote deu um jeito de levar a imagem da Santíssima Virgem para sua paróquia, onde, ao contrário do que ele esperava, ela acabou por cair no esquecimento.
Em 1692, o padre Reinhard Köhler, cunhado de Franz, estava por cruzar um pequeno regato de água, enquantovoltava para casa depois de uma missão noturna, quando uma espécie de parede invisível bloqueou seu caminho. Cheio de medo, Pe. Köhler fez um voto de construir ali uma capela para aquela imagem esquecida. Assim, o caminho ficou livre naquele mesmo instante, e uma capela foi posteriormente construída. Como o local do prodígio era marcado por aquela pequena fonte, a imagem recebeu o título de Nossa Senhora do Fontezinha.
Alguns anos depois, em 25 de junho de 1735, uma neta de Franz chamada Maria Regina Forell, de quinze anos, estava enfeitando a imagem com flores quando notou que a Virgem estava movendo seus olhos. Foi tal a afluência de novos devotos que rapidamente se decidiu pela construção de uma igreja maior.
Disputas de competência acabaram por atrasar muito o término do novo prédio. Até que, em junho de 1746, chegou a notícia de que, por dois dias consecutivos, numerosos peregrinos puderam observar os chamados ‘giros dos olhos’ da imagem. A ata desse milagre nomeia nada menos que 73 testemunhas. Assim, em pouco tempo deu-se fim a construção do novo santuário, em um lindo estilo rococó.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora da Fontezinha, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https:// www.:
maria-bruennlein.de/geschichte/
Deixe um comentário