14 de agosto é festa de Nossa Senhora da Batalha em Portugal. Um agradecimento à Virgem pela independência do país!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
No dia 14 de agosto de 1385, com as graças da Santíssima Virgem, Portugal venceu a Espanha numa grande batalha em Aljubarrota, perto de Leiria, Portugal.
O motivo da disputa era a sucessão ao trono de Portugal, pois tendo o rei anterior morrido sem um filho que lhe sucedesse, tanto o rei espanhol, quanto o português Dom João, mestre da Ordem de Cavalaria de Avis, tinham fortes laços familiares que os tornavam pretendentes ao trono. Cair sobre o reinado espanhol poderia ter sido o fim da independência portuguesa, de forma que toda a nação se levantou para proclamar Dom João I como seu legítimo rei.
São Nuno Alvares Pereira, o condestável de Portugal estava entre os principais comandantes das forças portuguesas (Sim! Um Santo guerreiro!). No entanto, o exército luso se encontrava em inferioridade numérica, em proporção de 1 soldado para 5 do exército rival.
Naquela manhã do dia 14 de agosto, véspera da Batalha em Aljubarrota, para alcançar dos Céus a graça da vitória, os portugueses jejuaram, abstendo-se de água e comida. Dom João também fez à Nossa Senhora a promessa de construir no local, se vencessem, um mosteiro intitulado de Nossa Senhora da Batalha, ou da Vitória.
A batalha foi um choque tremendo, mas rápido; logo os castelhanos começaram a fugir. A notícia da vitória chegou milagrosamente até Lisboa no mesmo instante. Assim, os habitantes rapidamente começaram procissões em ação de graças.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora da Batalha, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https:// www.:
a12.com/academia/titulos-de-nossa-senhora?s=nossa-senhora-da-batalha
Deixe um comentário