24 de maio é festa de Nossa Senhora Auxiliadora em Goiânia. Após ter sido a convidada de honra na inauguração da nova capital goiana, ela acabou tornando-se oficialmente a padroeira!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Em 1942, ocorreu o “Batismo Cultural” da nova capital do estado de Goiás. Nessa ocasião, em acordo com o desejo da então primeira dama, dona Gercina Borges, a nova capital foi dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora.
Para presidir essa tão especial ocasião, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, arcebispo da cidade de Goiás, antiga capital do estado, pediu aos salesianos da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora do Bom Retiro, na capital paulista, que emprestassem sua bela imagem da Virgem Auxiliadora.
Tratava-se de uma imagem muito especial, pois já nessa sua primeira paróquia, ela era chamada de a “Imagem do Milagre”. Esse título foi a ela atribuído por ocasião de uma procissão pelas ruas do Bom Retiro, quando a imagem foi carregada por tortuosas ruas e ladeiras sem ter sido fixada no andor. Foi somente ao fim da procissão que o erro foi descoberto; quando ia-se retirá-la do andor, a imagem ameaçou cair, mas foi rapidamente amparada.
Assim, no dia 5 de julho de 1942, a imagem presidiu a Santa Missa da inauguração oficial de Goiânia num altar preparado na Praça Cívica. Com tal apoteose, a imagem acabou permanecendo na capital goiana, onde, mais tarde, foi entronizada na nova Catedral, construída em estilo neogótico. Muitas vezes, no final das celebrações, a comunidade costuma estender os braços em sua direção, fazendo-lhe sua consagração pessoal e pedindo-lhe a bênção.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https:// www.:
catedralgo.org.br/institucional/padroeira
igrejasdegoias.opopular.com.br/catedralmetropolitana
Deixe um comentário