Maria Santíssima Nossa Mãe – Bivongi

Maria Santíssima Nossa Mãe - By Bivongese, CC BY-SA 3.0 , attraverso Wikimedia Commons (cut)

O grande terremoto de Reggio e Messina em 1783

Vista da Vila de Regio e Messina detruída pelo terrível terremoto de de Fevereiro de 1783

«De repente, ouvi nas entranhas mais profundas da terra um estrondo horrível; um momento depois, a própria terra tremeu e tremeu horrivelmente.” Descreveu uma das testemunhas da maior catástrofe que atingiu o Sul da Itália no século XVIII.

Entre 5 de fevereiro e 28 de março de 1783, a Calábria foi atingida por uma sequência de terremotos; desses abalos sísmicos, cinco foram de alta magnitude. Somente entre 5 e 7 de fevereiro, foram registrados 949 tremores. Muitas edificações que permaneciam de pé após um primeiro tremor, muitas vezes desmoronavam com o segundo.

Os danos foram de extrema gravidade. Os efeitos iniciais de desmoronamento das casas eram seguidos por outras catástrofes como inundações, abertura de crateras e deslizamentos de terra. Os deslizamentos, por sua vez, obstruíam o curso dos riachos, dando origem a numerosos pântanos e modificando o curso dos rios. Em alguns lugares, correntes abundantes de água barrenta ou mesmo enormes jorros de 12 a 20 metros irromperam do solo. Esse evento abalou de tal forma toda a região, que mesmo algumas montanhas chegaram a ser separadas.

Ao fim desses eventos, mais de 180 cidades estavam totalmente ou quase totalmente destruídas. Até mesmo importantes centros como Messina, Reggio, Monteleone e Catanzaro sofreram graves destruições. E, em algumas cidades costeiras, os maremotos chegaram a causar uma taxa de mortalidade de 70% de sua população. No geral, o número de mortos foi estimado em cerca de 50.000 pessoas e os danos foram incalculáveis.

Gravura representando Messina sendo engolida pelo maremoto, como consequência dos tremores de 1783.

Uma clara intervenção de Nossa Senhora sobre algumas cidades

No entanto, apesar de tudo isso, algumas cidades hoje podem comemorar o fato de terem sido poupadas, ou menos agredidas, na ocasião. Sabendo que não há explicação científica para justificar isso, todos esses reconhecem agradecidos a seus santos padroeiros por tal proteção. Vejamos alguns exemplos:

Festa de Maria Santíssima Nossa Mãe – By Bivongese, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, attraverso Wikimedia Commons

Bivongi não sofreu nenhuma vítima. Por isso, todos os anos essa cidade promove uma grandiosa comemoração em 5 de fevereiro, um especial agradecimento a sua padroeira Maria Santíssima Mãe Nossa.

Aprigliano tem sua festa no mesmo dia, e sua festa é dirigida para Nossa Senhora das Graças.

Nossa Senhora das Graças de Aprigliano – By https://www.facebook.com/profile.php?id=100064507249531&sk=photos
Nossa Senhora do Rosário de Soriano Calabro – By facebook.com/sandomenicoinsoriano/photos

No dia 07 de fevereiro, Soriano Calabro foi o epicentro de um dos mais fortes abalos sísmicos; no entanto, os efeitos foram proporcionalmente menos catastróficos que em outros lugares em termos de vítimas. Sempre no dia 7 de fevereiro, as festividades dessa cidade vão para Nossa Senhora do Rosário, com um evento chamado de “Festa do Flagelo”! Na ocasião do desastre, a imagem de Nossa Senhora do Rosário e um milagroso quadro de São Domingos de Gusmão estavam entre as poucas coisas encontradas intactas.

Conflenti, também terá no dia 7 de fevereiro sua festa que será dirigida à Nossa Senhora da Graça do Carvalho de Visora. (Em breve, um artigo só sobre Ela e suas aparições!)

Nossa Senhora do Carvalho de Visora – By immaculate.one/la-madonna-del-giorno-7-giugno-1578-madonna-della-quercia-di-visora-conflenti-catanzaro-calabria-italia

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Maria Santíssima Nossa Mãe, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://:

it.m.wikipedia.org/wiki/Terremoto_del_1783

it.m.wikipedia.org/wiki/Festa_di_Maria_SS._Mamma_Nostra

ttelemia.it/2023/02/bivongi-ricorda-il-miracolo-di-mamma-nostra-del-1783/

vibbonesiamo.it/wordpress/2019/02/04/liberatrice-del-flagello/

confflenti.asmenet.it/index.php?action=index&p=214

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário