A SANTA CASA DE LORETO
Pelo fim do século XIII, no momento em que os muçulmanos acabavam de destruir a cristandade na Palestina, a casa que a Sagrada Família de Nazaré habitou foi milagrosamente preservada da destruição e da profanação dos discípulos de Maomé.
Arrebatada pelos anjos, a casa foi transladada em primeiro lugar à Dalmácia, perto da cidade de Fiume, depois a Recanati na Itália, não longe de Ancona, sob o pontificado do Papa Celestino V (1294).
Numerosas investigações e informações jurídicas, grande número de testemunhas sinceras afirmam a verdade deste acontecimento maravilhoso. Também os Sumos Pontífices enriqueceram de privilégios insignes o santuário de Nossa Senhora de Loreto, que abriga a humilde casa de Nazaré.
A casa da Mãe de Deus, onde o Verbo se encarnou, onde Maria viveu no trabalho e na oração, tornou-se um lugar bendito, onde, pela intercessão da augusta Virgem, o Todo-Poderoso opera milagres maravilhosos e contínuos (Bula do Papa Leão X). A este oratório privilegiado a multidão ocorre para implorar o socorro da Rainha do Céu.
O que aprendemos com este milagre de Nossa Senhora?
Imitemos a Santíssima Virgem, santificando a nossa casa pelo trabalho e pela oração, a fim de que agrade a Nosso Senhor a derramar sobre ela suas melhores bênçãos.
(MÊS DE MARIA, J. B. Bord – Editora Vozes Ltda., Petrópolis, RJ – la edição, 1940, pp. 46 – 47).
Acesse este vídeo que mostra o interior da casa: https://www.youtube.com/watch?v=YaD05VNYgyk
Demonstra o acima narrado, que os cristãos da época eram moles, especialmente os europeus, deixando que os muçulmanos retomassem a Terra Santa de suas mãos; de outro lado demonstra a misericórdia de Deus, realizando o grande milagre, transportando a casa de Nazaré para o Ocidente, onde está sendo venerada por quantos visitam a cidade de Loreto, na Itália.
Interessante!
A Litaniae Lauretanae, (ladainha de Nossa Senhora em português) denomina-se assim, por causa da cidade de Loreto, onde em sua Catedral está a casa em que habitou Nossa Senhora, São José e o Verbo Encarnado.
Leia também: https://www.sosfamilia.org.br/2019/03/30/a-santidade-nao-tem-idade/
Deixe um comentário