24 de fevereiro é festa de Nossa Senhora da Guia em Alcaracejos, Espanha. Erguida por três cavaleiros, a ermida é um agradecimento pela proteção nas batalhas pela reconquista da região!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Curiosamente, a Virgem da Guia de Villanueva del Duque é um dos raros casos de compartilhamento de padroeira. Pois, a mesma imagem é padroeira das cidades de Villanueva del Duque, Dos Torres, Fuente la Lancha, Hinojosa del Duque e Alcaracejos; todas no Vale de los Pedroches, na Espanha. Desde tempos imemoriais, a imagem de Nossa Senhora da Guia permanece numa ermida em Villanueva del Duque, onde, em cada festa do ano, ela sai para visitar um de seus protetorados.
Conta-se no Valle de los Pedroches, que essa devoção começou quando o rei Afonso VII confiou a reconquista dessas terras a três nobres cavaleiros. E, tendo o trabalho sido realizado com sucesso, estes se despediram no local onde hoje é a ermida e ali depositaram a linda imagem da Virgem para ser venerada. Pois, os cavaleiros reconheciam nela a causa de sua proteção e sucesso. Acredita-se também, com ótimos argumentos, que a ermida também foi um convento-fortaleza dos Templários.
Cada uma das cidades onde ela é a protetora tem sua própria irmandade da Guia. Mas, a de Alcaracejos têm um caráter militar, e é possivelmente o mais antigo. A irmandade de Alcarejos tem um ritual peculiar e rigoroso, é integrada exclusivamente por homens e seu número não pode ser superior a 60 membros. Para a peregrinação, os membros vão com espingarda; usando-as para atirar salva quando a imagem deixa seu eremitério, e em seu retorno que acontece no Domingo da Ressurreição.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora da Guia, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https:// :
infovaticana.com/2014/05/20/virgen-de-guia-cordoba/
villanuevadelduque.com/fiestas-y-cultura/estancias-de-la-virgen-de-guia-en-su-ermita/
fofrosdelavirgen.org/virgen-de-la-guia-de-los-pedroches-espana-24-de-febrero/
Deixe um comentário