29 de dezembro é festa de Nossa Senhora da Assunção de Elche, Espanha. A Virgem teve que provar mais de uma vez que era em Elche que ela queria ficar!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Em 29 de dezembro de 1370, um soldado que estava na praia de Tamarit, na pequena localidade de Elche, quando encontrou uma arca de madeira flutuando no mar. Após recolher e abrir o misterioso baú, o soldado logo correu para avisar da notícia ao Conselho da cidade, pois nele estava uma linda imagem de Nossa Senhora da Assunção.
Os membros do Conselho foram à praia e verificaram a descoberta; tanto a imagem da Virgem quanto alguns documentos manuscritos encontrados no baú. Curiosamente, esses documentos explicavam como deveria ser celebrada a festa anual para aquela imagem.
Embora até na tampa da arca estivesse a inscrição “Sóc per a Elx”, que em latim significa “Eu sou para Elche”, os moradores das vizinhas cidades de Alicante e Orihuela quiseram disputar a transferência da imagem para suas paróquias. Para decidir o assunto sem desentendimentos, a arca foi colocada sobre uma carroça cujos bois tiveram seus olhos vendados. A carroça foi posta em uma encruzilhada que dava acesso as três cidades, permitindo que os bois pudessem agir livremente na escolha da direção que seguiriam. Sem hesitar, a carroça partiu em direção a Elche, e não parou até chegar à porta da ermida de São Sebastião, onde a Virgem foi enfim entronizada.
Anos depois, ao concluírem a construção da atual Basílica de Santa Maria, a Virgem teve de ser levada várias vezes a este que seria seu novo altar. Isso porque, na manhã seguinte, ela sempre reaparecia de volta na pequena ermida. Tal fenômeno só parou quando os conselhos civis e eclesiásticos da população se reuniram e fizeram orações para que ela aceitasse ficar na nova Basílica.
Infelizmente, a imagem original desapareceu no incêndio da Basílica em 1936. Por isso, foi feita uma nova imagem, idêntica a original. Com o propósito de também trazê-la do mar, em 29 de dezembro de 1940, a nova Virgem foi colocada num baú, na mesma praia de Tamarit, onde foi então representada a sua descoberta sobre as águas.
Em 1958, o plenário da Câmara Municipal proclamou a Virgem da Assunção como Prefeita Honorária de Elche. É por isso que a imagem carrega também os símbolos que correspondem à essa posição: o bastão de comando e a medalha com o Escudo de Elche.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora da Assunção de Elche, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://:
elchesemueve.com/la-virgen-de-la-asuncion-patrona-de-elche
basilicasantamariaelche.es/patrona-virgen-de-la-asuncion/
Deixe um comentário