Santa Maria da Cruz – Crema

03 de abril é festa de Nossa Senhora da Cruz em Crema, Itália. Um crime hediondo acabou por ser a origem de um milagroso santuário da Virgem.

Santuário de Santa Maria da Cruz em Crema

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 13 de fevereiro de 1489, Catarina degli Uberti, moça de uma tradicional família de Crema, casou com Bartolomeu Pederbelli, vulgo Contaglio, um malfeitor de Bergamo que havia ocultado seu passado.

No ano seguinte, o relacionamento de Bartolomeu com a família da esposa foi piorando cada vez mais; pois ele nunca havia pago o dote prometido. Assim, em 2 de abril de 1490, Contaglio convenceu Catarina a mudar-se com ele para Bergamo.

No entanto, logo ao sair de Crema, o bandido levou Catarina para um pequeno bosque, onde a feriu com a espada para matá-la. Após um golpe tão forte que a própria espada se quebrou; o canalha fugiu com os pertences da esposa. Depois desse crime, não se soube mais nada dele.

Catarina não morreu de imediato; mas, extremamente ferida, pediu socorro à Nossa Senhora para não morrer sem ao menos receber os sacramentos. Então, naquele mesmo momento, apareceu uma mulher, vestida com roupas de gente simples do povo, mas que lhe disse: “Eu sou aquela que tu chamastes…”. Milagrosamente as hemorragias de Catarina pararam de imediato; e, como as portas da cidade estavam já fechadas pelo horário, a misteriosa mulher levou Catarina a casa de um camponês nas proximidades, e retirou-se.

Na manhã seguinte, depois de atendida por um médico, Catarina foi interrogada pelo juiz da cidade; e, por fim, um padre lhe administrou os sacramentos tão desejados. No entanto, assim que terminou a benção do padre, as hemorragias reabriram completamente; desse modo, Catarina pôde entregar sua alma à Deus em paz. Após o comovente enterro, uma Cruz foi colocada no lugar onde Caterina havia sido mortalmente ferida.

Início dos Milagres

Em 3 de maio seguinte, exatamente um mês depois do ocorrido, algumas pessoas se dirigiram ao local para rezar. Neste grupo encontrava-se um rapaz que tinha um grave problema em um de seus pés, o que não lhe permitia caminhar sozinho. Ao fim das orações, houve um espanto geral quando todos notaram que agora o rapaz podia caminhar perfeitamente. Este foi o primeiro milagre que ali ocorreu, e as crônicas ainda registram que no mesmo dia aconteceram outros quarenta.

No dia seguinte, 4 de maio, a cidade organizou uma procissão solene ao local da Cruz. Também nesse dia, foi erguido um pequeno altar com um quadro de Nossa Senhora e o Menino Jesus, doada pelo milanês Gianfranco Cotta.

Em 5 de maio, novos prodígios chamaram a atenção da multidão; pois, nesse dia, a imagem chorou diante de todos, e ocorreram cerca de mais 80 curas milagrosas. Com tamanhas notícias, o Conselho da Cidade decretou a construção de uma capela no local. As crônicas ainda relatam outras curas milagrosas em 18 de maio e 2 de junho.

Apesar de tudo, o governador de Crema, Nicolò Priuli permanecia descrente a respeito de milagres; e, como temia problemas de ordem pública, foi pessoalmente ao local em 18 de junho. Assim o próprio governador de espírito ateu pôde assistir a um fenômeno milagroso; ao redor do Sol apareceu um círculo luminoso que pareceu cair sobre a terra por três vezes. Desde aquele momento, Nicolò tornou-se um dos promotores da construção do santuário.

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Santa Maria da Cruz, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa:

pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_Santa_Maria_da_Cruz

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário