O sábado mais próximo ao 08 de dezembro é festa da Virgem Vulnerata em Cádis, Espanha! Em espanhol, Vulnerata quer dizer ‘Ferida’. Ao observarmos essa imagem, nem é preciso explicar o porquê desse título, não é mesmo?
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Em 1596, um exército protestante de ingleses e holandesesinvadiram Cádis. Durante os seis dias que durou o saque a cidade,inúmeros palácios e igrejas foram roubados e queimados. Em seu especial ódio contra a Igreja Católica, vários soldados invadiram a Catedral e atacaram a imagem titular da ‘Irmandade dos Morenos’, uma irmandade de descendentes de escravos.
A fim de destruí-la, a Virgem foi despojada de seu cetro e coroa. Ela foi arrancada do trono que ocupava como Rainha, e a arrastaram para a praça do mercado para ser profanada publicamente. Em meio a risos e zombarias, ela foi ‘venerada’ sarcasticamente, assim como os soldados das Escrituras fizeram contra Nosso Senhor. Consumando seu ódio contra a Mãe de Deus, os homens desembainharam as espadas e desferiram seus golpes contra a Sagrada Virgem, lhe arrancando os braços, e desfigurando também a beleza do seu rosto com sete feridas.
Nem o belo Menino Jesus que a Virgem tinha em seus braços foi polpado da fúria; após separado da Mãe, nunca mais foi encontrado. Choram os devotos que contemplam atentamente o rosto desta grande Rainha que, como outra Raquel, lamenta e sente a ausência de seu filho.
A imagem foi posteriormente recuperada por Dona Luisa de Padilla, que a colocou no oratório de seu palácio em Madrid. Ao tomarem conhecimento deste fato, os seminaristas ingleses de Valladolid, um seminário de ingleses na Espanha, solicitaram que a imagem lhes fosse entregue a fim de repararem as ofensas causadas por seus compatriotas. Sendo assim instalada no seminário Vallisoletano em 8 de setembro de 1600, onde ficou também conhecida com o título de Nossa Senhora dos Ingleses.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora Vulnerata, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: sanalbano.org/saints-martyrs-key-historic-figures/
es.wikipedia.org/wiki/Nuestra_Señora_de_la_Vulnerata
Deixe um comentário