01 de setembro é festa de Nossa Senhora dos Remédios em Naucalpan de Juárez, México. Sendo a mais antiga imagem da América, ela encontra-se junto a Guadalupana no centro da conversão dos mexicanos!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Desde a chegada de Cristóvão Colombo, cujo navio se chamava Santa Maria, Nossa Senhora esteve presente em toda a história do descobrimento e da colonização da América. Afinal, quem poderia mais desejar a conversão de nossos amados índios do que a própria Mãe de Deus? Mesmo que muitos acontecimentos tenham ocorrido sem ser conforme o desejo de Nossa Senhora, o certo é que não faltaram intervenções dela em nossa grandiosa história.
Segundo a tradição, Juan Rodríguez de Villafuerte, um dos homens que vieram da Espanha com Hernán Cortés para a conquista do México, trouxe “para seu consolo” uma pequena imagem da ‘Virgen de los Remedios‘. Esta imagem havia sido um presente de seu irmão; o qual lhe disse para confiar nela, pois ela já o havia salvo de muitos perigos em batalhas, e esperava que o mesmo aconteceria com Juan na América.
Quando os espanhóis chegaram a Tenochtitlan, capital do império asteca, o rei Moctezuma os hospedou em seu palácio, o que já foi por eles considerado um milagre. Cortés então ordenou a Villafuerte que colocasse Nossa Senhora dos Remédios em um altar no ‘Templo Mayor’, a grande pirâmide asteca, onde os índios costumavam fazer sacrifícios humanos. No entanto, depois de alguns dias, os indígenas foram reclamar com Cortés, pois atribuíam que a seca que ocorria era uma punição do deus asteca, que estava zangado com aquela Virgem. Os espanhóis lhes asseguraram que se algumas missas fossem ali rezadas em honra da Mãe do verdadeiro Deus, que choveria ainda que o deus asteca não quisesse. E assim aconteceu, nesse mesmo dia, após a santa missa, caiu chuva em abundância.
Ainda assim, pouco depois os astecas se rebelaram e expulsaram os espanhóis. Cortés teve que fugir às pressas e assistir de longe o massacre de muitos dos seus homens que caíram prisioneiros. Naquela noite, tristes e exaustos, os conquistadores receberam o consolo diretamente da Santíssima Virgem. Nossa Senhora apareceu aos espanhóis acompanhada por São Tiago, padroeiro da Espanha. Ela os reanimou e fez confiar de que os conduziria à vitória definitiva (o que ocorreu um ano depois).
Villafuerte havia conseguido resgatar sua preciosa imagem durante a retirada, mas logo preferiu escondê-la, enterrando-a debaixo de um agave. Após esses fatos, vinte anos se passaram até que a imagem foi reencontrada por um índio cristão chamado Juan Tovar de Aguila.
A redescoberta da Imagem
Conta Juan que, certo dia, ele passava pelo local onde a imagem estava escondida, quando pela primeira vez ouviu a voz de Nossa Senhora que lhe dizia para achá-la. Os padres franciscanos, a quem ele relatou o fato, não lhe acreditaram e o ameaçaram de punição se ele persistisse nessa mentira.
Algum tempo depois, estava o índio trabalhando na construção de uma igreja, quando uma coluna caiu sobre ele, quase o matando. Durante sua convalescença, Nossa Senhora lhe apareceu, entregou um cinto, e lhe prometeu a cura se ele o pusesse. Uma vez curado e agradecido, Juan saiu a procura daquela imagem que antes lhe havia chamado. E, assim que a encontrou, Juan a levou para sua casa; mas como ficou com medo dos padres, o homem preferiu manter esses últimos fatos em segredo.
Doze anos se passam, e a imagem permanecia na companhia de Juan. Até que, certo dia, a Virgem dos Remédios começa a desaparecer da casa, reaparecendo sempre no local onde havia sido encontrada. Foi só então que Juan procurou um sacerdote e contou toda a história. Dessa vez todos acreditaram e uma capela foi ali construída. Em pouco tempo, todo o México já era devoto daquela Virgem, conquistadora de suas almas!
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora dos Remédios, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: http:// www.:
basilicadelosremedios.com/historia.html
mediateca.inah.gob.mx/islandora74/islandora/object/guia:162
es.catholic.net/op/articulos/63154/cat/644/virgen-de-los-remedios-de-naucalpan-mexico.html#modal
Deixe um comentário