Nossa Senhora dos Lírios – Alcoy

By Cope Alcoy in copealcoy.es/es/alcoy-expresa-su-devocion-a-la-virgen-de-los-lirios/

21 de agosto é festa de Nossa Senhora dos Lírios em Alcoy, Espanha. Como um presente aos defensores de sua Imaculada Conceição, Nossa Senhora estampou milagrosamente sua imagem em alguns lírios!

Ermida da Imaculada Conceição

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Entre as grandes discuções teológicas do século XVI e XVII, a Imaculada Conceição esteve ao centro de acalorados debates. Não tratava-se de discussão entre fiéis e protestantes, mas sim de filões teológicos dividindo o próprio clero católico. Enquanto de um lado se destacavam franciscanos e jesuítas, defendendo com unhas e dentes a crença na Imaculada Conceição, do outro lado, infelizmente, agostinianos e dominicanos pendiam a combatê-la como uma heresia.

Nessa época, como uma muito nobre e piedosa atitude, algumas cidades e países fizeram votos de tudo fazer para defender o mistério da Imaculada Conceição. Entre esses, os reis de Portugal e Espanha foram grandes destaques.

Em 14 de agosto de 1653, o padre oratoriano Antoni Bonaventura Guerau, pavorde* da Catedral de Valência, esteva na cidade de Játiva, na região de Valência, para fazer um sermão sobre a Assunção de Nossa Senhora. Após encontrar afixado numa parede um texto em que se atacava a Imaculada Conceição, o padre Guerau ficou indignado e mudou seu sermão para a defesa da pureza original da Mãe de Deus. O sacerdote baseou seu sermão no segundo versículo do segundo capítulo do Cântico dos Cânticos “Sicut Lilium Inter Spinas sic amica mea inter filias” (Como um lírio entre os espinhos, assim é a minha amiga entre as filhas).

Após alguns dias de apostolado em Játiva, Pe. Antoni retornou para Alcoy, sua cidade natal, de onde partiu junto com outros padres e seminaristas para um retiro num local chamado Fuente Roja.

Em 21 de agosto, dia seguinte a sua chegada a Fuente Roja, Pe. Antoni saiu com o pároco de Confrides para fazer uma caminhada. No caminho, enquanto meditavam e rezavam, os padres encontraram alguns lírios brancos entre alguns arbustos espinhosos chamados Aliagas. A coincidência com o recente sermão não podia lhes passar despercebida; por isso, resolveram apanhar aqueles belos lírios.

Foi então que, com maior espanto e admiração, notaram que nos bulbos dos lírios haviam imagens gravadas que representavam Nossa Senhora, em sua exata iconografia da Imaculada Conceição!

By Maja Dumat from Deutschland (Germany), CC BY 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by/2.0, via Wikimedia Commons

Tão maravilhoso milagre gerou um processo que chegou até mesmo ao rei Felipe IV, defensor da Imaculada Conceição. Os lírios foram levados para Valência em 28 de agosto, onde a história e as flores foram apresentadas as autoridades e uma comissão foi formada para as devidas investigações do caso.

Em 1664, dez anos depois do encontro das flores, ocorreu a bênção do sino da Ermita da Imaculada Conceição, uma capela construída no local do milagre. Ao fim da cerimônia, eis que outro lírio foi encontrado. O novo milagre foi então apresentado ao Vice-Rei de Valência, e  novamente um processo transcorreu por iniciativa do Arcebispo.

Este último lírio foi enviado como um presente ao rei Felipe IV, que o depositou devotamente em seu oratório.

Imagem de Nossa Senhora dos Lírios e São Felipe Neri, fundador dos oratorianos – Imagem no local do encontro dos Lírios.

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora dos Lírios, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Notas: Pavorde: Cônego encarregado por uma Diocese para administrar alguns bens e propriedades a ela pertencentes, mais propriamente territórios autônomos, onde este deveria representar funções jurídicas e até mesmo nomear seus prefeitos. O local adminstrado por um Pavorde chamava-se Pavordía.

Fontes de Pesquisa: https://:

es.wikipedia.org/wiki/Virgen_de_los_Lirios

es.wikipedia.org/wiki/Pavorde

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário