24 de setembro é festa de Nossa Senhora do Livramento em Caracaraí, Roraima. Uma bela história de milagre com um vaqueiro brasileiro!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
No dia 24 de agosto de 1917, o vaqueiro Bernardino José dos Santos estava entre os homens de Caracaraí que manejavam o desembarque de um carregamento de gado destinado a Boa Vista.
“É um trabalho árduo e perigoso”, como descreve o próprio Bernardino num documento guardado cuidadosamente pela paróquia. De repente, um touro se destaca do rebanho e investe furioso contra os peões, atingindo violentamente Bernardino com seus chifres. O ferimento era grave, o vaqueiro cai por terra “com os intestinos à mostra”, registra o documento.
Ainda furioso, o animal batia o chão com os cascos e mugia ferozmente enquanto se preparava para uma nova investida contra sua vítima já ao chão.
“No desespero do momento, senti no coração crescer a confiança na Mãe dos aflitos e, movido pela fé gritei: ‘Valha-me Nossa Senhora do Livramento’”, relatou Bernardino. A Santíssima Virgem não tardou em auxiliar seu filho em perigo. O touro, subitamente, olhou de um lado para o outro como se escutasse um chamado. Após demonstrar ter readquirido a tranquilidade, o animal retorna calmamente ao rebanho.
“Neste momento, tive a certeza de que meu pedido fora acolhido por Nossa Senhora”, continuou o ferido. Ainda assim, os ferimentos eram gravíssimos e o risco de morte ainda era eminente. Nessa aflita situação, mas ainda confiante naquela que já havia dado provas de seu auxílio, o vaqueiro prometeu à Virgem que lhe construiria uma capela se readquirisse a saúde.
Vale notar que naquela época seria impossível levá-lo neste estado até algum dos poucos e distantes hospitais que existiam. Foi preciso esperar alguns angustiantes dias para que ele pudesse ser levado de barco até Manaus, onde foi por fim operado e recebeu os devidos cuidados.
“Já recuperado, voltei para Caracaraí para cumprir a promessa. Construir uma Capela. Continuei o meu trabalho de vaqueiro, sempre falando a todos de, como a Virgem Maria Santíssima havia operado um milagre, salvando-me dos chifres de um touro bravo”, finaliza o relado do grato boiadeiro.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora do Livramento, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https:// www.:
academia.edu/5686254/Festejo_do_Livramento_em_Caracara%C3%AD_Cap%C3%ADtulo_I_Livro_Turismo_em_Roraima_Autores_Maria_Medianeira_e_Ismar_Lima
Deixe um comentário