Nossa Senhora de Zell (Mariazell)

By FOSO-ART, CC BY-SA 3.0 AT , via Wikimedia Commons (cut)

13 de setembro é festa de Nossa Senhora de Zell em Mariazell, Áustria. Uma história intimamente ligada aos imperadores austríacos, que resulta num dos santuários mais importantes da Europa!

By Mariazell_-_Basilika1.JPG: Bwagderivative work: Rabanus Flavus, CC BY-SA 3.0 AT https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/at/deed.en, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 1157, Magnus, um monge beneditino da abadia de São Lamberto, foi incumbido por seus superiores a fazer apostolado em uma região onde ainda havia um grande número de pessoas não batizadas. Apesar da região pertencer a jurisdição de São Lamberto, a distância impunha que um novo mosteiro fosse edificado, servindo como base ao monge.

Já era próximo ao Natal quando Magnus partiu em busca de um local para instalar o novo mosteiro, época de extremo frio, mas nenhum outro monge acompanhou-o nesta dura viagem. Assim, em 21 de dezembro, Magnus percorria sozinho a montanha nevada de Zell, quando se deparou com uma grande rocha que havia desmoronado sobre o único caminho lá havia, impossibilitando-lhe de prosseguir por aquelas encostas. Confuso sobre como proceder, o monge pegou a imagem da Santíssima Virgem que havia trazido consigo, e a pôs sobre os brancos galhos de uma árvore.

Diante da Virgem, Magnus começou a rezar pedindo orientação, pois retornar poderia causar um grande prejuízo a seu apostolado. De repente, o chão começa a tremer e a grande rocha simplesmente se parte ao meio, deixando aberta uma grande fenda, enquanto uma forte luz brilhava sobre as rochas. Assim, ficou evidente ao monge que ali era o local indicado pela Virgem para estabelecer o novo mosteiro.

Na verdade, a construção não passava de um pequeno quarto. Afinal, durante muito tempo Magnus foi o único morador. Aliás, muitos acreditam que o nome Zell surgiu apenas aqui, sendo uma derivação da palavra cela (quarto do monge); gerando assim o futuro nome da cidade Mariazell (Cela de Maria).

Através de novos milagres operados pela imagem, o apostolado do anacoreta rendeu muitos frutos de conversão. Em breve, o local ficou conhecido como um ponto de peregrinação, tanto para rezar à Virgem milagrosa, quanto para escutar os sermões de Magnus.

Em 1200 foi construída a primeira igreja de pedra no local, substituindo a antiga de madeira. Foi um presente de agradecimento do rei Ladislau III da Boémia e de sua esposa, após curados de uma grave gota por um milagre de Nossa Senhora de Zell. A atual igreja, em estilo gótico, foi mandada fazer pelo rei húngaro Luís I, como um ato de gratidão por sua vitória contra um exército turco numericamente superior, em 1363.

A família imperial austríaca sempre teve especial devoção à ‘Maria de Zell’. Conforme os séculos se passaram, não foi apenas o santuário que cresceu, mas também os títulos da imagem milagrosa. Entre estes, vale destacar os de ‘Grande Mãe da Áustria’ (Magna Mater Austriæ), ‘Grande Senhora da Hungria’, ‘Grande Mãe do Povo Eslavo’ e ‘Generalíssima do Exército Imperial’.

By FOSO-ART, CC BY-SA 3.0 AT , via Wikimedia Commons (cut)

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Fontes de Pesquisa: https://:

pt.wikipedia.org/wiki/Basílica_de_Mariazell

omnesmag.com/pt/noticias/cultura/the-shrine-of-mariazell-the-magna-mater-austriae/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário