29 de setembro é festa de Nossa Senhora de Tirano, na Itália. Uma devoção que fortificou a Fé de muitos católicos perseguidos!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Antes do nascer do sol do dia 29 de setembro de 1504, dia de São Miguel, um piedoso fazendeiro chamado Mário, da nobre família dos Omodei, se dirige a seus vinhedos para a colheita de algumas frutas.
Mário estava na estrada quando começa a notar que algo de anormal está acontecendo, pois os cumes das montanhas estão iluminados por uma estranha luz. De repente, o homem se sente como se estivesse sendo levado pelo ar, indo parar numa pequena horta daquela região. Neste momento, Nossa Senhora lhe aparece como uma Jovem, não aparentando muito mais do que 14 anos, com um vestido muito branco e cercada por anjos. Mário logo notou que a fonte de toda aquela luz era a própria Santíssima Virgem.
– “Mário! Mário!” Chamou-lhe a Virgem. Animado, Mário responde: – “Bem?”.
– “Bem, você terá!” replica a garota. – “Vá para Tirano e peça as pessoas que construam, neste lugar, uma igreja para o culto do Senhor e em honra do meu santo Nome”.
Apesar de tão grande milagre, o homem ficou preocupado de que ninguém lhe acreditasse. Nossa Senhora então lhe assegurou que, se não lhe acreditassem, a peste que assolava o gado também atingiria a população. Mas, como um sinal imediato, a Virgem anuncia a cura de Benedetto, irmão de Mário. E assim a Madonna desaparece deixando uma intensa fragrância de perfumes.
O fazendeiro corre imediatamente para a igreja de São Martinho, onde ocorria a primeira missa do dia, e anuncia aos presentes tudo isso que lhe havia acontecido. Num primeiro instante, houve uma certa incredulidade dos ouvintes. Mas, como era de todos conhecido o precário estado de saúde de Benedetto, a quem os médicos já lhe haviam anunciado um fim próximo, um grupo de pessoas encaminhou-se para a casa de Mário logo após o fim da missa.
Com espanto de todos, Benedetto os recebe já de pé, apenas com uma leve fraqueza devido a longa doença que havia enfrentado. Entusiasmados por essa confirmação, os fiéis logo constroem uma pequena capela no local. Já no ano seguinte é dado início a construção do atual grande santuário, pois a multidão de peregrinos crescia aceleradamente.
A devoção a Nossa Senhora de Tirano se mostrou de muita importância ao longo das décadas seguintes, especialmente para uma cidade próxima de nome Valtellina. Conquistada pelos suíços, adeptos do protestantismo, Valtellina foi bombardeada pela pregação de padres católicos apostatas. Foi a devoção a Nossa Senhora de Tirano que manteve boa parte da cidade a preservar a Fé Católica e não cair nas garras da heresia.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora de Tirano, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://:
immaculate.one/la-madonna-del-giorno-29-settembre-1504-nostra-signora-di-tirano-sondrio-lombardia-italia
it.wikipedia.org/wiki/Valtellina#La_signoria_dei_Grigioni_sulla_Valle
Deixe um comentário