Domingo pós Pentecostes é festa de Nossa Senhora de Rumengol em Le Faou, França. De um antigo local de sacrifícios humanos, São Guénolé tornou um altar para a Virgem misericordiosa!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Há um belo costume na região francesa da Bretanha de celebrar uma festa chamada ‘Pardon’ (Perdão). Um ‘Perdão’ é uma peregrinação a um santuário num dia específico. Nesse dia, lá ocorre uma missa ao ar livre e uma procissão com as relíquias e estandartes dos santos em comemoração.
Na montanha de Rumengol, na cidade francesa de Le Faou, o Perdão é comemorado no dia da festa da Santíssima Trindade, domingo seguinte a Pentecostes; no entanto, ele é dedicado justamente à Nossa Senhora de Rumengol.
Sabe-se pela tradição local que antes de sua evangelização, Rumengol era um centro de ritos druídicos. Certo dia, São Guénolé acompanhado do rei Gradlon estavam por ali passando em direção à abadia de Landévennec, quando eles viram uma grande fogueira na montanha. Naquele momento, os druidas estavam lá celebrando o solstício de verão.
São Guénolé, não sabendo do que se tratava, perguntou ao rei o que seriam aquelas chamas, – “Estes são os fogos acesos pelos druidas”, respondeu Gradlon, – “lá eles têm seu altar e é onde sacrificam suas vítimas”. Indignado, o santo monge imediatamente correu até eles, sendo seguido pelo rei. Após algum tempo, ambos haviam convertido os druidas.
Então, o piedoso rei mandou substituir o altar druídico da montanha por uma capela católica; surgindo assim o santuário dedicado à Santíssima Trindade e à Nossa Senhora de Rumengol.
A 50 metros da igreja, também se encontra a ‘Fontaine Notre-Dame’ (Fonte de Nossa Senhora); ela é datada de 1792, e suas águas são tradicionalmente consideradas milagrosas.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora de Rumengol, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://:
fr.wikipedia.org/wiki/Pardon_de_Rumengol
Deixe um comentário