13 de abril é festa de Nossa Senhora de Leuca em Castrignano del Capo, Itália. Um santuário que se popularizou após a salvação de alguns pescadores em alto mar.
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Durante o percurso que São Pedro fez para chegar em Roma, o apóstolo deteve-se por um tempo na cidadela de Leuca, também chamada pelos romanos de ‘Finibus Terrae’ (confins da terra, em latim). Ao cabo de algum tempo, uma comunidade cristã ali havia se desenvolvido, o antigo templo da deusa Minerva passa a dar lugar a uma igreja dedicada ao Salvador e uma simbólica Cruz foi plantada na praça adiante.
Desta igreja nascente, destacou-se um belo quadro da Mãe de Deus, encomendado pelos recém-convertidos diretamente das habilidosas mãos de São Lucas. Infelizmente, ainda no tempo das grandes perseguições aos cristãos, tanto a igreja quanto seu valioso quadro foram destruídos por ordem do imperador Diocleciano.
Em 1 de agosto de 343, quando da passagem do Papa São Julio I, o pontífice reconsagrou a nova igreja, agora atribuída à invocação de Nossa Senhora dos Anjos e concedendo uma indulgência plenária a seus peregrinos.
Poucos anos depois ocorreu o milagre que popularizou a devoção a Nossa Senhora de Leuca. Em 13 de abril de 365, uma forte tempestade pegou desprevenidos um grupo de pescadores em alto mar. Com a morte diante de seus olhos, estes não contaram senão com suas preces de socorro à Santíssima Virgem. Eis então que a chuva cessa repentinamente e o mar se acalma; o que permite aos devotos pescadores retornarem a praia em segurança.
No entanto, foi apenas muitos séculos mais tarde, propriamente em 1507, que o pintor Giacomo Palma Senior reproduziu uma cópia do ícone de São Lucas com base nos registros de que ainda se dispunham em Leuca. Porém, como esta foi destruída durante um ataque sarraceno, uma nova obra foi reproduzida em 1537 por seu sobrinho, Giacomo Palma Junior.
Vale a pena aqui lembrarmos do ocorrido com o padre Dom Didaco di Vittorio di Afragola em 1563; pois era a este santuário que este sacerdote cego se dirigia quando recebeu um milagre de Nossa Senhora da Luz em Ugento.
Outro importante fato se deu durante a invasão muçulmana de 1624, quando um grande incêndio danificou toda a igreja de Leuca, com inesplicável exceção do quadro de Nossa Senhora de Finibus Terrae.
Assim, em novembro de 1722, esta imagem recebeu sua pontifícia coroação; e, a atual igreja, edificada entre 1720 e 1755, foi construída com uma estrutura fortificada para resistir aos numerosos e repetidos ataques dos turcos. Desde 7 de outubro de 1990, o santuário foi eleito para a Basílica Menor.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora de Leuca, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https:/.:
it.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_di_Leuca#Basilica_di_Santa_Maria_de_finibus_terrae
basilicaleuca.it/page.php?id=12
leuca.info/il-santuario-di-leuca-de-finibus-terrae/
Deixe um comentário