26 de setembro é festa da Mãe Santíssima em Leśna Podlaska, Polônia. Mais de uma vez, esta Virgem provou escolher em que mãos pretende ficar!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Em 26 de setembro de 1683, os meninos Miron Makaruk e Aleksander Stelmaszuk, dois pastorinhos poloneses da cidade de Leśna Podlaska, saíram pela mata a procura de alguns de seus animais que haviam se afastado. Foi assim, vasculhando entre os arbustos, que acabaram por se deparar com algo extraordinário. Pendurada em uma pereira selvagem, estava uma imagem de Nossa Senhora que emitia um brilho intenso.
Era uma imagem pequena, esculpida no relevo de uma rocha circular, como um medalhão. Um dos meninos logo escalou a árvore para pegá-la, mas caiu de forma inesperada. O rapaz tentou novamente várias vezes, mas sem saber o porquê, sempre caía antes de alcançá-la.
Os moradores próximos começaram a ver o que estava acontecendo, e assim, a notícia se espalhou, atraindo cada vez mais pessoas ao local. Durante algumas horas, todos os presentes se mantiveram em fervorosa oração, mas a imagem continuava obstinada em não permitir a aproximação de ninguém. Foi somente um honorável ancião chamado Zabłocki, conhecido por sua piedade, que pôde finalmente pegar a imagem. Ainda outro fenômeno extraordinário, foi que durante um bom tempo, a imagem vertia gotas de “suor”.
Em pouco tempo, uma igreja de madeira foi erguida no local. Desde o início, multidões de devotos foram atraídos; que vinham e voltavam reconhecendo o recebimento de graças, especialmente curas. Já em 1700, o bispo de Lutsk, Franciszek Prażmowski, emitiu um decreto reconhecendo que o aparecimento da imagem era milagroso.
Infelizmente, a situação mudou no século XIX, quando Leśna se viu sob a dominação russa. Na noite de 27 de outubro de 1864, os padres Paulinos, reitores do santuário, foram deportados. Foi então que, prevendo o perigo, o bispo Dom Beniamin Szymanski ordenou retirar secretamente a imagem milagrosa e colocar uma cópia idêntica em seu lugar. Graças a isso, quando este bispo também foi exilado pouco depois, ele pôde levar secretamente consigo a imagem milagrosa. Esta foi levada para Łomża, onde ficou escondida na igreja das Irmãs Beneditinas.
A benefício deste ato foi confirmado em 1875, quando o santuário foi oficialmente confiscado para uso da cismática Igreja Ortodoxa, cessando assim as peregrinações. Em 1889, o antigo santuário foi transformado em um convento de freiras “ortodoxas”; permanecendo assim até a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Quando as usurpadoras finalmente deixaram o santuário, elas levaram consigo a réplica da imagem da Mãe Santíssima, mas sem saber que estavam roubando apenas uma cópia.
Em 1915, o santuário voltou para a Igreja Católica. Assim que os Paulinos retornaram, se iniciou a busca pela imagem milagrosa; a qual foi redescoberta em Łomża apenas em 5 de maio de 1926. Somente após um rigoroso julgamento canônico confirmando sua autenticidade, que a imagem de Łomża foi reposta em seu santuário de Leśna. O retorno ocorreu em um triunfante desfile em 25 de setembro de 1927. Foi uma grande festa, onde mais de 25 mil pessoas compareceram. Enquanto isso, os “ortodoxos” até hoje ainda creem estar na posse da imagem original.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora de Leśna, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://:
lesnapodlaska.paulini.pl/historia-sanktuarium/
Deixe um comentário