31 de janeiro é festa de Nossa Senhora de Grondici em Tavernelle di Panicale, Itália. A Santíssima Virgem ressuscitou uma criança para que esta pudesse ser Batizada e subisse para o Céu!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Completamente desolados pela morte de seu filho recém-nascido, o jovem casal levou o corpinho da criança até um oratório dedicado à Nossa Senhora das Graças. O bebê havia morrido sufocado logo após o nascimento, e, portanto, antes de receber o sacramento do Batismo.
É incerto o destino de inocentes crianças que morrem assim, sem o Batismo. Mas, sempre houve na Igreja um grande consenso de que, sendo o Céu um local reservado apenas aos batizados, estas crianças vão para o Limbo, um verdadeiro paraíso, mas sem a visão beatífica. E, é por isso que, diante da imagem da Senhora das Graças, apenas o que os pais pediam, era alguns minutos de vida da criança para que esta pudesse entregar sua alma como verdadeira filha de Deus.
Este milagre, tão inocentemente desejado, realmente aconteceu. Os nomes dos envolvidos parece não ter sido registrado pela história. No entanto, no local do ocorrido, uma capela foi construída pelo grato povo, substituindo o pequeno oratório.
Junto a capela, também foi construído um cemitério chamado ‘Grondici’, destinado a essas crianças que morrem tão precocemente. O nome ‘Grondici’ é uma palavra local, que deriva de ‘suggrunda’, palavra usada pelos romanos para indicar onde eram enterradas as crianças, que, conforme o costume, era ‘junto ao local do nascimento’ (em latim, sub grunda).
Em 1495, um eremita chamado Frei Mateus, primeiro zelador da capela, mandou pintar o quadro com a história do milagre que é venerado dentro do santuário. A pintura é um estandarte processional, que contém a data de 31 de janeiro de 1495. A tela representa uma Madonna sobre um trono, com o Menino Jesus abençoando; e, nas laterais, também se encontram São Sebastião e São Roque. Mais abaixo, está representada a ressurreição milagrosa do recém-nascido; à direita da criança estão seus pais, e a esquerda o próprio Frei Mateus com um cachorrinho ao seu lado. A presença do frei parece indicar que ele foi testemunha do milagre, e, muito possivelmente, foi quem batizou o bebê.
A capela de Nossa Senhora das Graças, ou de Grondici, logo se tornou um ponto de peregrinação, especialmente para mulheres estéreis e mães com crianças doentes.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora de Grondici, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https:// www.:
iluoghidelsilenzio.it/santuario-della-madonna-delle-grondici-tavernelle-pg/
Deixe um comentário