21 de março é festa de Nossa Senhora de Cîteaux em Saint-Nicolas-lès-Cîteaux, França. Sob o olhar dessa imagem ocorreu a grande reforma dos beneditinos que produziu uma nova onda de santidade por toda a Europa.
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Em 21 de março de 1098, São Roberto, abade dos beneditinos de Molesme, partiu com 21 de seus monges para uma área inóspita da região de Cîteaux, onde daria início a um novo mosteiro dedicado especialmente a Nossa Senhora. No coração do ideal desses fundadores estava o desejo de restaurar entre os beneditinos a regra original de São Bento, pois seus mosteiros encontravam-se em grande decadência.
Em 1100, após o retorno de São Roberto a Molesme, Santo Alberico se viu à frente da comunidade como abade. O martirológio cisterciense acrescenta que Alberico “tinha uma devoção filial a Nossa Senhora que lhe dera o capuz branco”.
Santo Estevão Harding, um inglês, foi quem sucedeu a Santo Alberico. Este abade, em 1112, recebeu no mosteiro de Cîteaux um jovem de Fontaine-lès-Dijon, que chegou junto com outros trinta membros de sua família. O nome do jovem era Bernardo.
Formado sob o maternal olhar de Nossa Senhora Cîteaux, o jovem Bernardo, dotado de um carisma e talentos excepcionais, foi enviado, já em 1115, para iniciar uma nova fundação em Clairvaux, na Borgonha. É a partir deste momento que ele será conhecido no mundo cristão como Bernardo de Clairvaux (ou Claraval).
Liderado por São Bernardo, o movimento cisterciense começou a se espalhar rapidamente por toda a Europa, de modo que, no final do século XIII, já havia mais de 500 novos mosteiros.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora de Cîteaux, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https:// :
ocso.org/histoire/the-cistercian-order/early-citeaux/?lang=fr
Deixe um comentário