Nossa Senhora de Begoña

By Theklan, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons (cut)

11 de outubro é festa de Nossa Senhora de Begoña, padroeira de Bilbau, Espanha. Inundações, epidemias e outras calamidades estão entre a longa lista em que a intervenção da Santa Virgem protegeu a esse povo!

By Alfa.Alfa, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

São muitas as lendas sobre a origem da devoção a Virgem de Begoña, cuja história remonta ao século VIII. Entre essas, uma bem pitoresca conta que um homem cuidava de suas ovelhas no alto de monte Artagán, em Bilbau, quando encontrou essa imagem em uma azinheira e quis levá-la consigo. No entanto, o pastor sente que uma força misteriosa torna a imagem imovível enquanto ouve uma voz que lhe diz “¡Bego Oina!”, que no basco significa “quiete seu pé!” Foi assim que ali surgiu um santuário para aquela Virgem. A região desenvolveu, e Begoña é hoje um bairro na cidade de Bilbau.

Também são numerosas as histórias de agradecimentos do povo bilbense. Inundações, epidemias e outras calamidades estão entre a longa lista em que a intervenção da Santa Virgem protegeu a esse povo. Nessa região, muitos barcos recebem o nome de ‘Begoña’, pois os pescadores sabem ser esta uma boa forma de obter a maternal proteção da Santíssima Virgem.

‘Amatxu’, cujo sentido é ‘mamãe’, é uma carinhosa palavra da língua basca com que o povo da Biscaia frequentemente se refere a sua padroeira, Nossa Senhora de Begoña.

By Björn S., CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons (cut)

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora de Begoña, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// www.:

debilbaopues.com/virgen-de-begona/

baobilbao.com/la-casa-de-la-super-amatxu/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário