Nossa Senhora das Cortes – Alcaraz

By facebook.com/SANTUARIODECORTES/photos (cut)

26 de agosto é festa de Nossa Senhora das Cortes em Alcaraz, Espanha. Após o encontro milagroso da imagem, os reis da reconquista espanhola engrandeceram este novo santuário!

Santuário De Nossa Senhora de Cortes – By facebook.com/SANTUARIODECORTES/photos

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 1º de maio de 1222, Francisco Álvarez estava com suas ovelhas nas montanhas de Alcaraz, junto ao Castelo de La Atalaya, quando seu rebanho subitamente fica agitado e corre pelo prado. Neste momento, uma luz brilhante como um relâmpago passa pelo céu e tudo na montanha começa a exalar fragrâncias e brilhos; além disso, também é possível escutar músicas celestes cantadas por esquadrões de anjos.

Prosseguindo as maravilhas, Nossa Senhora então aparece sobre um velho carvalho, e indica ao extasiado pastor que dentro do oco dessa árvore havia uma imagem sua que estava escondida a séculos (Aliás, naquele mesmo dia, faziam exatos 9 anos da reconquista cristã daquelas terras).

Disse a Santíssima Virgem: – “Esforçai-vos e deixai de lado o medo. Eu sou a Virgem Maria, Mãe do Redentor do Mundo. Irás a Alcaraz e indicarás como te apareci neste carvalho, e que é minha vontade que se construa um templo e uma casa de oração neste lugar onde os meus devotos me ofereçam os seus votos e dádivas, e que este lugar seja considerado santo, no qual Deus fará milagres e fará muitas misericórdias com aqueles que veneram e reverenciam esta minha imagem, por ter sido escondida no oco deste carvalho desde a perda geral da Espanha”.

Francisco, no entanto, argumentou a Santíssima Virgem que sendo ele apenas um humilde homem do campo, ninguém lhe acreditaria. Nossa Senhora respondeu: – “Fazer isso não depende mais de mim. E para que dês um testemunho verdadeiro, estende aquele braço de que és aleijado desde o nascimento, que é bem conhecido dos habitantes de Alcaraz, e verás como estás livre e saudável do ferimento.

Naquela mesma noite, a imagem foi levada para o povoado de San Ignacio. Porém, na manhã seguinte, ela havia desaparecido. Quando a Virgem foi reencontrada mais tarde em seu carvalho, ela estava rodeada por uma nuvem resplandecente e bela. Assim, ali foi construído seu Santuário.

Em 1265, os reis Alfonso X o Sábio e seu sogro Jaime I de Aragão se reuniram em Alcaraz para delimitar as terras recentemente reconquistadas. Ambos os reis se entusiasmaram com a história da aparição e promoveram uma ampliação do Santuário, tornando-o também um mosteiro. Essa era a segunda vez que a cidade era sede desse tipo de reunião, chamada de ‘Cortes’. Por isso, a imagem que era antes chamada de Virgem de Atalaya passou a ser intitulada como Nossa Senhora das Cortes.

São três as festividades dessa Virgem de Cortes ao ano: 1 de maio, 26 de agosto e 8 de setembro. A de 8 de setembro, além de fazer referência a natividade da Santíssima Virgem, também rememora a Coroação Canônica dessa imagem em 1912.

By facebook.com/SANTUARIODECORTES/photos

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora das Cortes, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://:

forosdelavirgen.org/nuestra-senora-de-cortes-de-albacete-espana-8-de-septiembre/

aparicionesdejesusymaria.wordpress.com/2016/05/01/historia-de-la-aparicion-de-nuestra-senora-de-cortes-de-albacete/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário