18 de setembro é festa de Nossa Senhora da Soledade em Casatejada, Espanha. Uma Virgem que enfrenta as tempestades!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Em torno do século XVI, essa milagrosa imagem de Nossa Senhora da Soledade foi produzida em Madri, sob a encomendada de uma rica família da cidade de Plasencia. Porém, o carro de bois encarregado de a transportar a seu destino acabou bloqueado no meio do caminho por uma forte chuva que alagou parte da estrada. Naquele momento, os carregadores encontravam-se justamente em Casatejada. E, como as estradas tinham virado um verdadeiro pântano, eles tiveram de ali esperar por alguns dias até que estas voltassem a secar.
No entanto, assim que as condições permitiram a viagem prosseguir, ninguém foi capaz de fazer os bois darem um passo sequer, enquanto a imagem estivesse na carroça. Sem outra explicação, tudo indicava ser a vontade da Santíssima Virgem de ali permanecer, e assim se fez. Logo, uma ermida foi construída neste local e tornou-se seu novo lar.
Na terra ou no mar, enfrentando as tempestades!
Entre os milagres dessa Virgem, conta-se o de uma menina que se perdeu pelas montanhas e foi pega por uma tempestade com forte ventania. Assustada, a menina se abrigou abaixo de um carvalho. Foi então que uma misteriosa senhora apareceu e a abrigou sob seu manto, enquanto lhe garantia que nada iria lhe acontecer.
Enquanto isso, pais, parentes e vizinhos saíram pelas montanhas em busca da menina perdida. A escuridão logo chegou e neste dia a menina não foi encontrada. As buscas continuaram no dia seguinte, ao que a menina foi finalmente encontrada junto ao carvalho. Esse fato causou grande estranheza aos familiares, pois, na noite anterior, eles haviam passado várias vezes pelo local sem a ter encontrado; além disso, a menina estava inexplicavelmente seca!
Devido ao bom desfecho desse episódio, a mãe levou a filha para a igreja, onde agradeceriam a Deus por nada de mal lhe ter acontecido. Foi então que a pequena fixou o olhar na Virgem da Soledade e disse a mãe que aquela era a mulher que a tinha protegido durante a tempestade. Poder-se-ia pensar que isso era imaginação da criança, mas quando a mãe tocou na imagem, o manto dela estava completamente encharcado!
Em outra ocasião, um sacristão foi até a ermida para fazer a limpeza de costume, quando descobriu que a imagem havia desaparecido. Ao retornar a vila, ele relatou o desaparecimento ao padre e as demais autoridades locais. Porém, quando estes chegaram na capela para averiguar o que podia ter acontecido, a Virgem já havia retornado a seu altar. Ainda assim, havia um mistério no ar, pois novamente o manto da imagem estava encharcado de água, apesar de que ali não havia chovido. Todas as pessoas da vila interrogavam-se entre si, para saber se alguém sabia o motivo da imagem ter primeiro sumido, e depois reaparecido molhada; mas, ninguém soube explicar o estranho caso.
Foi somente alguns dias depois que o mistério foi esclarecido. Alguns marinheiros locais chegaram de uma longa e distante viagem e quiseram fazer um especial agradecimento a sua padroeira, a Virgem da Soledade; pois ela os havia salvado alguns dias antes de uma forte tempestade que quase afundou seu navio. Nossa Senhora lhes havia aparecido, cobriu-os com seu manto, e os acompanhou alegremente até o porto. Para maior certeza da relação entre os dois fatos, as datas coincidiam completamente. Desde então, a imagem também passou a ser conhecida como Andarilha, pois ela foi até mesmo a terras distantes para fazer um grande milagre.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora da Soledade, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: http:// www.:
leyendasextremadura.es/la-virgen-de-la-soledad-en-casatejada/
casatejada.es/patrimonio-religioso-ermita-nuestra-senora-de-la-soledad.html
leyendasextremadura.es/los-milagros-de-la-virgen-de-la-soledad/
Deixe um comentário