03 de junho é festa de Nossa Senhora da Sagrada Carta em Messina, Itália. Nesse dia, o povo de Messina agradece pela proteção que Nossa Senhora lhes prometeu através de uma carta que lhes enviou!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
No ano 42, uma delegação da cidade de Messina, recém-convertidos por São Paulo, vai à Palestina unicamente para conhecer a Mãe de Cristo. Em agradecimento, Nossa Senhora envia uma carta aos fiéis daquela cidade através daqueles devotos emissários. Não dispondo de outra coisa para amarrar a carta, Maria Santíssima usa para isso uma mecha de seus próprios cabelos!
Na carta, a Santíssima Virgem louvava a fé do povo de Medina, dizendo que apreciava sua devoção, e lhes assegura sua perpétua proteção. Embora a carta original tenha se perdido, a mecha de cabelo é guardada na Catedral de Messina. Esta valiosa relíquia é exposta sempre no dia do Corpus Christi em um pequeno galeão construído em prata, que representa um dos exemplos da proteção da ‘Madonna’ para Messina.
Em 1647, a Irmã Maria Roccaforte, monja beneditina de Bivona, uma mística que tinha visões da Santíssima Virgem, de seu Anjo da Guarda e de Santa Rosália, confirmou em suas revelações a autenticidade da história da Sagrada Carta. No entanto, a especial devoção a esta carta só começou quando, em 1716, um monge chamado Gregório Arena, encontrou entre antigos documentos armênios, uma cópia da carta traduzida para o árabe, dando luz ao texto que até então era considerado apenas uma lenda. A partir desse maravilhoso encontro, a cidade de Messina celebra anualmente em 3 de junho, data da assinatura da carta, uma festa em louvor à Virgem que lhes prometeu especial proteção.
O texto da carta entregue à delegação de Messina diz:
“Humilde serva de Deus,
Mãe de Jesus crucificado,
da tribo de Judá,
da linhagem de Davi,
saúde a todo o povo de Messina
e bênção de Deus Pai Todo-Poderoso.
Sabemos como instrumento público que todos vós com grande fé
nos enviaram Legados e Embaixadores,
confessando que o nosso Filho,
gerado de Deus, é Deus e homem
e que depois da sua ressurreição subiu ao céu:
tendo conhecido o caminho da verdade
por meio da pregação de Paulo, o apóstolo eleito
pelo qual abençoamos você e sua cidade,
da qual queremos ser protetores perpétuos.
De Jerusalém 3 de junho, ano 42 de Nosso Filho. Indicação 1 lua XXVII”
Hoje se lê em grandes letras no porto de Messina a seguinte frase: ‘Vos et ipsam Civitatem benedicimus’ (“Abençoamos você e sua cidade”). Este escrito está em um grande monumento erigido à Nossa Senhora.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora da Sagrada Carta, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://
it.m.wikipedia.org/wiki/Madonna_della_Lettera
Deixe um comentário