01 de abril é festa de Nossa Senhora da Graça, a bela estrela de Lviv, Rainha da Coroa Polonesa. Entre os grandes milagres dessa Virgem, destacam-se as vitórias católicas nas guerras do século XVII.
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Desde os primeiros dias do reinado de João Casimiro no país integrado Polônia-Lituânia, seu reino foi atormentado por constantes guerras. Em 1655, ocorreu a invasão sueca que provou ser um evento verdadeiramente catastrófico. Diante da captura da maior parte do Grão-Ducado da Lituânia e da Ucrânia pela Rússia e seus aliados cossacos, um número significativo de magnatas e nobres se renderam aos suecos quase sem resistência. Impotente para lutar contra esse verdadeiro dilúvio, João Casimiro teve que fugir do país.
No entanto, a severa pilhagem infligida à terra, e, sobretudo, a perseguição religiosa contra o catolicismo, uma vez que os invasores suecos eram luteranos, rapidamente despertou a resistência do povo e da nobreza. Também marcou um ponto de virada na guerra, a notícia da bem-sucedida defesa do mosteiro de Jasna Góra, em Czéstochowa, santuário que abriga o venerado ícone de Nossa Senhora de Montes Claros.
Quando o rei João Casimiro retornou à Polônia no início de 1656, a cidade de Lwów (Leópolis, ou Lviv, hoje pertencente a Ucrânia), onde os suecos ainda não haviam penetrado, tornou-se o centro de comando da resistência contra os invasores. Foi lá, na catedral dessa cidade, em 1º de abril de 1656, que o rei fez um voto solene diante do altar de Nossa Senhora da Graça, estabelecendo a Santa Mãe como Rainha da Coroa Polonesa. A missa cerimonial na Catedral de Leópolis, com a presença de numerosos dignitários, foi celebrada pelo núncio papal, Pietro Vidoni.
Há muitos outros grandes fatos relacionados a essa milagrosa imagem que espero, em breve, relatá-los aqui!
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora da Graça, a bela estrela de Lviv, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://:
polishhistory.pl/lwow-vows-of-king-john-ii-casimir-1-april-1656/
Deixe um comentário