25 de setembro é festa de Nossa Senhora da Fuencisla, padroeira de Segóvia, Espanha. De São Lucas aos dias de hoje, essa Virgem até no nome é fonte de imensas graças!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Além de muitos quadros representando a Santíssima Virgem, a tradição também atribui ao evangelista São Lucas algumas imagens pelo mundo, dentre as quais, Nossa Senhora da Fuencisla é belo exemplo.
Assim como tudo daquela época, a história dessa imagem é vista pelos céticos de hoje como se fosse apenas uma lenda. Conta-se que no ano 71, São Jeroteu, discípulo de São Paulo, mudou-se para Segóvia, para lá pregar os Santos Evangelhos. Jeroteu foi o primeiro bispo dessa diocese, e foi quem levou para lá a imagem de Nossa Senhora esculpida por São Lucas. Durante muito tempo, uma caverna serviu como capela à essa Virgem, num grande rochedo chamado ‘Peñas Grajeras’. Desse alto rochedo brotavam e corriam uma infinidade de fontes, de onde originou as palavras que moldaram o título da santa imagem: “fons stillans” (‘fonte que corre’, em latim).
A Virgem permaneceu nesse seu santuário rochoso durante séculos. Mas, em 714, com o advento da dominação muçulmana, a imagem foi escondida numa pequena igreja, onde foi reencontrada apenas quatro séculos depois.
No entanto, o mais interessante vem agora, um fato ocorrido no século XIII: Vivia em Segóvia uma mulher judia, cujo nome era Ester. Esta jovem desejava casar-se com um rapaz católico, e, para isso, já estava se preparando para receber os sacramentos e oficializar sua conversão ao catolicismo. Contudo, tal fato não agradou aos adeptos de sua antiga religião; os quais, por ódio, a acusaram falsamente de adultério; acusação que lhes permitia aplicar nela a pena de morte.
Conforme os costumes da época, Ester foi condenada a ser arremessada do alto de Grajeras, uma queda fatal de quase 90 metros de altura. Já a beira da morte, literalmente, a jovem viu ao longe a imagem de Nossa Senhora da Fuencisla, que neste momento estava posta sobre a porta da catedral, e a Ela fez uma última prece.
Com as mãos e os pés amarrados, Ester foi lançada da montanha. Porém, sua chegada ao chão foi com tal leveza que nenhum ferimento lhe foi causado, fato que foi assistido com espanto por uma multidão que acompanhava a execução.
Dias depois, a jovem foi batizada e recebeu o nome de Maria del Salto (Sim, uma referência ao milagre). Como a jovem era rica, ela mesma pagou a construção de uma ermida, onde passou a viver dedicada a Santíssima Virgem.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora da Fuencisla, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://:
es.aleteia.org/2022/09/25/virgen-de-la-fuencisla-probablemente-otra-imagen-creada-por-san-lucas/
es.catholic.net/op/articulos/63399/cat/644/nuestra-senora-de-la-fuencisla.html#modal
Deixe um comentário