Nossa Senhora da Cabeça – Burjassot

By Burjassot en Fotos in burjassotenfotos.com/pagina arte.htm (cut)

30 de setembro é festa de Nossa Senhora da Cabeça em Burjassot, Espanha. Apesar deste título surgir a partir da local dos primeiros milagres, muitos desses prodígios acabaram por popularizá-la como protetora da cabeça!

By B25es, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

A devoção a Nossa Senhora da Cabeça surgiu em 1227, nas serras de Andajur. Esse curioso nome, diferente do que parece, refere-se apenas ao local da aparição, a montanha chamada de Pico da Cabeça. No entanto, na cidade de Burjassot, onde ela é a padroeira, essa devoção pegou força apenas em 1605, graças a seu arcebispo da época, o Beato Dom Juan de Ribera.

Em 7 de maio de 1677 ocorreu um fato milagroso muito digno dessa invocação. Vicente Alonso, um menino de apenas nove anos, gostava de soltar pipa com seus amigos. Traquinas, como é comum nessa idade, as crianças brincavam em cima dos telhados para fazer suas pipas subirem ainda mais alto.

Tal tipo de brincadeira acabava sendo fatal para muitas crianças, pois não era tão raro que uma viesse a escorregar e cair de muito alto. Por certo, esse era para ser o fim do pequeno Vicente, se algo humanamente inexplicável não tivesse acontecido. Nesse dia, o menino escorregou e despencou de cima de um armazém, de uma altura de 16 metros! O susto dos presentes certamente foi enorme, mas maior foi seu susto quando o menino simplesmente se levanta do chão e começa a rir do acontecido.

O menino contou que, durante a queda, ele viu uma Mulher muito formosa que lhe disse ser a Mulher da igreja. Antes de chegar ao chão, a Senhora lhe colocou as mãos sobre sua cabeça, o protegendo e amaciando o impacto, revelou Vicente.

A cura de uma louca

Havia em Burjassot uma mulher muito devota da Virgem da Cabeça, seu nome era Teresa. Devido as vicissitudes da vida, Teresa acabou com sérios problemas mentais, ao ponto de perder completamente o uso da razão e internada num manicômio.

Nossa Senhora da Cabeça foi declarada padroeira de Burjassot pelo papa Pio XI em 14 de Julho de 1926. No ano seguinte, a cidade ainda contava com programações de festas em honra de sua nova padroeira. Assim, em 19 de setembro de 1927, a imagem recebe solenemente uma nova coroa de ouro e pérolas, oferecida pelo povo local. No momento em que o prefeito da cidade fazia a imposição da coroa sobre a cabeça da imagem, um parente de Teresa, devotíssimo da Virgem, num súbito ato de confiança, exclamou:

Padroeira minha, de tanto que te amamos e festejamos, por que não devolves o juízo a Teresa, para que volte a seu lugar ao lado de seus filhos?”

Naquela mesma tarde, a superiora das irmãs que cuidavam da casa de recuperação notou que Teresa estava com um aspecto melhor. Em poucos dias, Teresa pôde voltar para casa com a lucidez de volta ao normal.

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: Historia Documentada de Nuestra Señora de la Cabeza, Patrona de Andújar (Jaén), José María Masiá y Llompart, – ANDUJAR – Imp. La Puritana – 1939

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário