Nossa Senhora da Brecha

15 de março é festa de Nossa Senhora da Brecha em Chartres, França. Nossa Senhora protegeu dos protestantes uma cidade conhecida como um dos principais centros de peregrinação marianos!

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

A primeira capela de Nossa Senhora da Brecha foi construída em 1599, não muito longe das muralhas da cidade de Chartres. Esta igreja foi construída em agradecimento pela resistência da cidade no cerco de 1568, quando os huguenotes (protestantes) do Príncipe de Condé tentaram conquistá-la.

Durante o cerco, os huguenotes haviam conseguido abrir uma “brecha” na muralha, graças a sua poderosa artilharia. No entanto, a determinação dos católicos ‘Chartins’ em defender a cidade, apoiados pela sua forte confiança na proteção da Santíssima Virgem, conseguiu impedir a entrada desses invasores.

Ilustração em folder comemorativo dos 100 anos da nova igreja

Em memória da vitória católica, ocorrida em 15 de março de 1568, uma inscrição foi gravada na muralha restaurada, reconhecendo à Virgem Santíssima como a protetora da cidade. E, após a construção da capela de ‘Notre Dame de la Brèche’, foi instituída uma procissão anual a ser celebrada em 15 de março.

Esta primeira capela foi destruída durante a hedionda Revolução Francesa. Por isso, uma nova capela foi solenemente abençoada em 21 de setembro de 1843. A imagem original de ‘Notre Dame’ foi preservada durante os anos sombrios, graças a proteção de um morador que a escondeu e depois a devolveu ao novo santuário, onde até hoje ela permanece.

Interior da capela com a imagem milagrosa sobre o altar. By lechorepublicain.fr/chartres-28000/loisirs/chartres-sous-les-pierres-seculaires-decouvrez-notre-parcours-interactif_13962700/

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora da Brecha, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https:// www.:

cathedrale-chartres.org/paroisse/clochers/paroisse-notre-dame-de-la-breche/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário