Nossa Senhora da Agonia – Viana do Castelo

20 de agosto é festa de Nossa Senhora da Agonia em Viana do Castelo, Portugal. Uma das mais belas procissões navais da Europa!

Igreja de Nossa Senhora da Agonia By Krzysztof Golik, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Pescar pode até ser um ótimo hobby para se passar o tempo; no entanto, aqueles que o fazem para o sustento do dia a dia sabem o quanto também pode ser perigoso. Bem sabiam disso os pescadores de Viana do Castelo, pois o mar da região era especialmente bravio. Quando de súbito vinham os tufões, barcos e tripulantes eram lançados contra o despenhadeiro conhecido como “Penedo Ladrão”.

Era uma verdadeira agonia para as famílias assistirem do cais a luta daqueles homens pela sobrevivência. Ajoelhadas, clamavam pelo socorro de Maria Santíssima que, por isso mesmo, passou a ser invocada como Nossa Senhora da Agonia.

Pierre-Jacques Volaire
(1729-1799)

Inúmeras peregrinações passaram a se dirigir ao Santuário de Nossa Senhora da Agonia, desde que este foi construído em 1700. Os pescadores vão ao santuário tanto para fazer seus pedidos de proteção quanto para agradecer as graças já recebidas. São verdadeiras multidões de peregrinos que tornaram a festa desse santuário em uma das maiores da região.

Todos os anos, os pescadores organizam uma grande procissão de barcos que culmina com uma bela queima de fogos. É especialmente a beleza dessa procissão naval que tornou essa festa conhecida em toda a Europa.

Romaria de Nossa Senhora da Agonia com trajes portugueses tradicionaisBy Rosino, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons
Procissão NavalBy mariahelena.pt/pt/news/oracao-a-nossa-senhora-da-agonia
By youtube.com/watch?v=3mUmtaiGhco

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora da Agonia, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://:

cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-agonia/449/102/

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário