Nossa Senhora Consolada – Turim

20 de Junho é festa de Nossa Senhora Consolada em Turim, Itália. Um santuário cheio de grandes milagres em sua história!

By Zairon, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 1104, um cego chamado Giovanni Ravachio recebeu uma revelação da Santíssima Virgem para ir a Turim e lá encontrar uma antiga pintura dela enterrada numa igreja. Se assim fizesse, prometeu a Mãe de Deus, ele recuperaria sua visão.

A empregada de Giovanni foi a única pessoa que acreditou no pobre patrão; por isso, ela o acompanhou em sua viagem a Turim. Quando estavam bem próximos a cidade indicada, eis que a visão de Giovanni é subitamente restaurada, permitindo-o ver ao longe a torre da Igreja de Santo André.

Após anunciar em Turim esse ocorrido, Ravachio conseguiu as devidas autorizações para fazer as escavações naquela igreja que ele havia visto primeiro. A milagrosa imagem da Virgem foi finalmente lá encontrada no dia 20 de junho. Após a entronização do milagroso ícone na Igreja, esta acabou por mudar seu próprio título para o da imagem encontrada, Consoladora dos Aflitos. Provavelmente o ícone lá havia sido escondido na época em que a diocese esteve nas mãos de Dom Cláudio, um bispo herege que quis destruir todas as imagens de sua diocese.

A devoção da cidade à ‘Virgem della Consolata’ manteve-se constante ao longo dos séculos, como testemunham centenas de ex-votos de graças e milagres ali ocorridos. Os membros da nobilíssima família Saboia, governantes de Turim, também se destacaram nesta devoção e estiveram sempre atentos às várias reformas e ampliações do Santuário, garantindo que ali trabalhassem os melhores artistas ao seu serviço.

Com o tempo, o nome da invocação acabou sendo alterado pela piedade popular; de ‘Consolatrix Aflictorum’ (Consoladora dos Aflitos), ela passou para ‘Consolata’ (Consolada).

Muitas graças para a cidade são atribuídas a ‘Madonna Consolata’; como a vitoriosa resistência aos meses que durou o cerco francês de 1706, o limitado número de vítimas durante a epidemia de cólera em 1835, e, em 1852, na explosão de um paiol de pólvora nas proximidades de um hospital, em que apesar de causar muitos danos ao edifício, não foram registradas vítimas. Além disso, uma imagem da ‘Consolata’ permaneceu ilesa nos escombros dessa explosão.

O Santuário recebeu a visita de muitos santos devotos cuja lista seria longa. Por isso, recordo aqui apenas alguns: São Carlos Borromeu, São Francisco de Sales, São José Benedito Cottolengo, São João Bosco, São José Cafasso, São Leonardo Murialdo, Santo Inácio de Santhià, e, por fim, São José Marello que lá recebeu um milagre quando menino.

By Zairon, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons (recorte)
By immaculate.one/our-lady-of-the-day-june-20-1104-our-lady-of-consolation-madonna-della-consolata-turin-piedmont-italy

Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!

Nossa Senhora Consolada, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: http:// www.:

santiebeati.it/dettaglio/91938

it.m.wikipedia.org/wiki/Santuario_della_Consolata

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário