31 de maio e o segundo domingo de novembro são festas de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças no Rio Grande do Sul. Protegendo os gaúchos logo em sua chegada, ela tornou-se uma das padroeiras do estado!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
O jovem padre jesuíta Inácio Rafael Valle chegou a Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1928. Este sacerdote era muito devoto de Maria Santíssima; pois, quando criança, foi curado de uma grave enfermidade por intercessão dessa sua amada Mãe!
Pouco depois que chegou, o padre Inácio mandou vir da Bélgica duas estampas com a imagem da Medianeira, devoção muito propagada entre os mais ardentes católicos da época, e pediu que a irmã franciscana Angelita Stefani pintasse um grande quadro com base nas estampas. Assim, em 31 de maio de 1930 foi realizada a primeira festa da Medianeira.
No entanto, naqueles dias, o mundo encontrava-se numa grande crise econômica; regimes e presidentes subiam e caiam a todo momento. O próprio Brasil sofria da revolução de 1930, e o comunismo já era um grande perigo que despontava no horizonte. Muitas batalhas aconteciam provocando grandes feridas por todo lado, ameaçando chegar até aquela região de Santa Maria.
Foi justamente nesse contexto que, em setembro de 1930, um grupo de 23 mulheres organizou e realizou a primeira romaria ao novo santuário. A intenção da romaria era pedir a proteção da Medianeira para que nenhum tiro fosse disparado na cidade, o que de fato ocorreu! Graças a essa proteção, os gaúchos tornaram Nossa Senhora Medianeira uma das padroeiras do Rio Grande do Sul, e registraram seu especial agradecimento com a frase: “A Medianeira nos salvou”.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https:// www.:
basilicasm.com/historia
basilicasm.com/padroeira
portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/nossa-senhora-medianeira-de-todas-as-gracas
Deixe um comentário