O primeiro sábado de outubro é festa da Divina Enfermeira em Sevilha, Espanha. Mais um belo título para aquela que tanto cuida de nós!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
A Espanha realmente não tem limites para tantos belos títulos dedicados a Nossa Senhora! Esta invocação sevilhana teve sua origem no ano de 1249, quando o rei Fernando III fundou o Hospital de Nossa Senhora do Ó ‘de la Correduría’, e, muito apropriadamente, uma imagem de Nossa Senhora da Esperança foi lá posta para abençoar o recinto e os que por lá passassem. Graças aos enormes favores recebidos pelos doentes que a Ela recorriam, em pouco tempo, esta imagem passou a ser conhecida como a “Divina Enfermeira“.
Em 1587, após o fechamento do hospital, a imagem e a confraria da Divina Enfermeira foram transferidas para a Igreja de San Martín. Apesar da atual imagem ser uma obra do século XVI, seu esplendido aspecto atual se deve a extensas remodelações realizadas por grandes escultores ao longo de sua história.
Dado o fato de que seu antigo hospital era dedicado à Nossa Senhora do Ó, essa imagem porta também esse título, cuja festa é em 18 de dezembro. Muitos outros belos costumes foram adotados junto a imagem ao longo dos séculos: Durante o período do Advento, o Menino Jesus é retirado dos braços da Santíssima Virgem, sendo substituído por um “O” no ventre da imagem, representando assim o estado de expectação. Entre 25 de dezembro e o 2 de fevereiro, ou seja, entre o Natal e a Candelária, o Divino Menino permanece vestido com um manto de recém-nascido. Em virtude desses costumes, a Divina Enfermeira se tornou especialmente venerada pelas mulheres que estão também em vias se tornarem mães.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora Divina Enfermeira., rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://:
lanzada.org/imagenes/divina-enfermera/
hermandades-de-sevilla.org/divina-enfermera
Deixe um comentário