16 de junho é festa de Nossa Senhora das Dores em Campocavallo, Itália. Das lágrimas que brotaram desse milagroso quadro surgiu um santuário de onde também brotaram muitas graças!
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
No final de 1800, Campocavallo não passava um local de cruzamento que ligava várias cidades italianas. Lá não havia muito mais do que uma pequena igreja rural, onde sobressaia um quadro a óleo de Nossa Senhora das Dores.
Até que em 16 de junho de 1892, a imagem do quadro começou a lacrimejar diante dos fiéis que lá estavam para a missa de Corpus Christi. No dia seguinte, com a presença de várias autoridades, ela foi vista movendo seus olhos; fato que se repetiu várias vezes por dez anos consecutivos.
A notícia fez com que peregrinos de toda a Europa afluíssem a Campocavallo. Não é de se estranhar, portanto, que pouco depois um grande Santuário já substituía a pequena capela. Em 25 de setembro de 1932, ocorreu a coroação canônica da imagem em uma solene celebração.
Infelizmente, em duas ocasiões, uma em 1938 e outra em 1976, a milagrosa imagem foi roubada e encontrada toda dilacerada. Pois os ladrões queriam apenas as joias que lhe haviam sido postas por tantos devotos agradecidos.
Desde 2001 o santuário é guardado pelos Franciscanos da Imaculada. E, em Campocavallo, desde 1939, a festa principal é celebrada no primeiro domingo de agosto, e é chamada de a ‘Festa del Covo’. O ‘Covo’ é uma carruagem com uma construção de cunho religioso feita inteiramente de espigas de trigo entrelaçadas, e que é levada em procissão em honra da Santíssima Virgem.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://immaculate.one/la-madonna-del-giorno-16-giugno-1892-addolorata-di-campocavallo-campocvallo-marche-italia
Deixe um comentário