24 e 25 de março é festa de Nossa Senhora Anunciada em Florença, Itália. Na véspera da Anunciação de 1252, eis que mãos desconhecidas terminam a pintura do rosto da Virgem.
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
O esplêndido Santuário da ‘Santíssima Annunziata’ em Florença, está ligado às próprias origens da Ordem dos Servos de Maria. Esta ordem surgiu por volta de 1245, quando sete mercadores decidem reunir-se na solidão para iniciar uma vida de penitência e contemplação, com particular devoção a Nossa Senhora das Dores.
Pouco depois, São Bonfiglio dei Monaldi e Santo Alessio dei Falconieri (dois dos fundadores) mandaram construir uma pequena capela em Florença, para servir de ponto de apoio para suas constantes estadias na cidade. A decoração da capela foi confiada a um dos melhores pintores da época, um certo Bartolomeo, homem de rara bondade, grande fé e singular devoção à Santíssima Virgem; e, para o tema do quadro principal, escolheram o mistério da Anunciação.
Bartolomeo deu início a pintura da Anunciação no começo de 1252. O trabalho do excelente pintor avançava com velocidade; mas, após a primeira parte do quadro estar completa, ele percebeu a dificuldade que seria retratar dignamente os rostos do Anjo e da Virgem. Por isso, o piedoso artista só retomou seu trabalho após encomenda-se fervorosamente a Deus e a Nossa Senhora. Renovado de coragem e esperança, os pincéis e as cores conduzidos por suas habilidosas mãos, logo reproduzem o rosto do Anjo, cujos traços surgem tão perfeitos que o próprio pintor fica admirado.
Encorajado e confiante por este primeiro sucesso, o pintor decide continuar o seu trabalho e dar início ao rosto de Nossa Senhora; afinal, era dia 24 de março à noite, véspera da Anunciação. No entanto, assim que pega nos pincéis, ele é subitamente tomado por um forte sono que o obriga a suspender tudo para o outro dia.
Na manhã seguinte, Bartolomeo fica maravilhado ao ver que a pintura já está concluída e o rosto da Virgem admiravelmente feito por uma mão desconhecida. Cheio de espanto, confuso e fora de si, ele então grita – “Milagre! Milagre!”.
A notícia voa! Os florentinos vêm correndo e se maravilham com a beleza daquele rosto que, pela beleza e graça celestial, se distingue de todo o resto da pintura. Até mesmo grandes artistas como Michelangelo consideraram aquela obra como não feita por mãos humanas, mas por anjos.
Gostando de conhecer mais sobre Nossa Senhora?
Nos ajude a divulgar ainda mais! Considere uma DOAÇÃO para esse trabalho!
Nossa Senhora Anunciada, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: http:// www.:
mariadinazareth.it/www2005/Apparizioni/Firenze%20Annunziata.htm
Deixe um comentário